Pórticos limpa grades para usina hidrelétrica de Jupiá – Brasil

PÓRTICOS LIMPA GRADES PARA USINA HIDRELÉTRICA DE JUPIÁ – BRASIL

Sua principal função é mover um rastelo que retira todo entulho da grade da tomada d’agua.

Essa grade tem a função de impedir que elementos como algas, toras, galhos de árvores ou até animais mortos desçam a jusante e prejudiquem o desempenho da turbina/gerador. Um alto acúmulo desses detritos pode causar o colapso de toda a grade, o que causaria um mau funcionamento da central elétrica ou até mesmo avaria nos equipamentos.

Este equipamento desenvolvido pela GH para a limpeza da grade consiste em um rastelo articulado que desce até a parte baixa da grade e fecha automaticamente quando encontra detritos fazendo apreensão e retirada destes detritos. Enquanto o rastelo está sendo baixado, os detritos se acumulam até sua capacidade máxima. Neste momento, o detector de cabos frouxos do equipamento é ativado, permitindo que rastelo cheio de detritos sejam levantados. Esta operação é repetida «n» vezes até que o rastelo atinja o final do ciclo inferior. Estas operações são realizadas de forma manual ou semiautomática.

Foram desenvolvidos 2 pórticos com capacidade de 1m³ (1t), adequados para o trabalho com velocidade de água perpendicular de 1,5m/s. Eles são equipados com guindaste giratório com talha de corrente com capacidade de 1.5t e braço de 2.6m. Os limpa grades têm um percurso de rolamento de 445m.

Esses pórticos foram desenvolvidos para a empresa Voith, que estão sendo instalando na Usina Hidrelétrica de Jupiá (UHE), em Três Lagoas / MS, com o cliente final da CTG.

PÓRTICOS LIMPA GRADES PARA USINA HIDRELÉTRICA DE JUPIÁ – BRASILPÓRTICOS LIMPA GRADES PARA USINA HIDRELÉTRICA DE JUPIÁ – BRASIL

Leer artículo en castellano