GH pontes rolantes desenvolve tecnologia para aumentar a produtividade no armazém de açúcar

GH PONTES ROLANTES DESENVOLVE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO ARMAZÉM DE AÇÚCAR

Esta possibilidade vem ao encontro das necessidades dos Armazéns de Açúcar, onde produtividade é sempre bem-vinda.

A GH Pontes Rolantes com sede em Beasain na Espanha e filial brasileira em Caubreúva/SP desenvolveu uma tecnologia que permite aos equipamentos de elevação até 12,5t (de série) obterem velocidades de elevação e/ou direção e translação mais altas quando a carga nominal é menor que 25%.

Usando-se de um motor dimensionado para a capacidade e velocidade nominais, pode-se obter uma velocidade maior quando está subcarregado. O limitador de carga eletrônico reconhece a carga içada e habilita ao inversor de frequência (que atua em malha fechada com o motor através de gerador de pulso) aumentar a velocidade real da carga ou da cangalha vazia, podendo ser feitos mais ciclos por hora, diminuindo o tempo de armazenagem/expedição dos bags de açúcar.

Isto resulta em maior produtividade, menor tempo de expedição sem nenhum prejuízo à  segurança da operação ou da máquina.

Por exemplo, para um Armazém de 200m de comprimento de 14m de altura, utilizando-se de uma Ponte Rolante con 8m/min em elevação e 40 m/min na translação, o aumento de produtividade é de pelo menos 30% com esta nova tecnologia. Isto significa 8 ciclos a mais por turno de trabalho, ou 40t de açúcar a mais estocadas/expedidas no mesmo turno. Sob outro ponto de vista, onde se trabalha em 3 turnos, pode-se optar por trabalhar em apenas 2 turnos.

Vale lembrar que a GH Pontes Rolantes utiliza para esta solução um equipamento com velocidade nominal já maior que muitos dos concorrentes nacionais (GH 8 m/min vs concorrente 4 m/min), o que elevaria este aumento de produtividade para aproximadamente 92% (considerando concorrente com velocidade elevação 4 m/min e translação 25 m/min).

Esta tecnonogia por ser padronizada até 12,5t não terá custo adicional no equipamento garantindo o melhor custo beneficio na adquisição de novos equipamentos.

GH pontes rolantes desenvolve tecnologia para aumentar a produtividade no armazém de açúcar