A GH participa da obra de ampliação da Linha 6 do Metrô de São Paulo com a ACCIONA

Em abril passado, instalamos um Pórtico GH nas obras de ampliação do Metrô de São Paulo, executadas pela Acciona nesta cidade de mais de 12 milhões de habitantes. No vídeo a seguir mostramos como foi o transporte e instalação de nossa fábrica em Cabreúva até a Estação PUC Cardoso de Almeida, no centro de São Paulo

A empresa espanhola Acciona está realizando as obras de expansão na Linha 6 do Metrô de São Paulo. A ampliação consiste em quinze quilômetros e terá quinze novas estações. Servirá cerca de 600.000 – 800.000 pessoas diariamente.

Para este importante projeto de infraestrutura, atualmente o maior em andamento na América Latina, desenvolvido no modelo de parceria público-privada, a Acciona adjudicou três pontes rolantes à GH: a que aparece no vídeo já está instalada na Estação PUC Cardoso de Almeida e as outras duas serão utilizadas na área de fabricação e movimentação de aduelas.

A instalação da Ponte Rolante da GH na Estação PUC Cardoso de Almeida foi realizada na primeira quinzena de abril de 2022. Um Pórtico Rolante Especial de 35 metros de comprimento, 14 metros de altura e uma tonelagem de 30T. Vinte trabalhadores da GH Brasil participaram de sua fabricação.

O transporte da Ponte Rolante da fábrica da GH Brasil em Cabreúva até a Estação PUC Cardoso de Almeida foi coordenado com o DETRAN. A viagem de cinquenta quilômetros foi realizada em dois turnos; primeiro, o trecho da rodovia em um percurso de duas horas. Na cidade, os caminhões esperaram até a meia-noite para percorrer os quilômetros restantes até a obra. As vigas foram descarregadas e elevadas na mesma noite, já que a operação tinha que ser concluída antes das cinco da manhã.

A montagem completa da Ponte Rolante Especial GH levou nove dias, mais um dia extra de testes. Seis pessoas participaram ativamente da montagem. A Ponte Rolante está instalada sobre um poço de 34 metros de diâmetro e 80 metros de profundidade, e sua principal função é remover os detritos de perfuração, bem como levar a maquinaria pesada até a base do poço.

Um dos desafios desta complexa operação foi tentar paralisar o mínimo possível as obras de extensão do metrô. Por isso, tanto o transporte quanto a montagem da Ponte Rolante GH, foram realizados em tempo recorde.

Também devemos destacar que, em comparação com o uso das torres rolantes, esta solução especial da GH oferece níveis muito mais elevados de produtividade, segurança e precisão à obra da Acciona.  Além disso, graças ao material acústico usado para revestir a estrutura que protege o carro, o ruído foi significativamente reduzido, minimizando assim o incômodo causado aos vizinhos durante as obras, que estão em andamento 24 horas por dia.